Zina ODT (dicloridrato de levocetirizina) é indicado para o tratamento dos sintomas associados às enfermidades alérgicas , como rinite alérgica sazonal (causada por pólen de algumas plantas que ocorrem em determinada época do ano, incluindo os sintomas oculares), rinite alérgica perene (provocada por ácaros e que pode ocorrer ao longo do ano) e urticária crônica idiopática (inflamação da camada superficial da pele).
Cada comprimido orodispersível contém:
Dicloridrato de levocetirizina.............................................................. 5 mg*
Excipientes** q.s.p. ............................................................... 1 comprimido
*Cada 5 mg de dicloridrato de levocetirizina equivalem a 4,21 mg de levocetirizina base.
**Excipientes: polacrilina potássica, manitol, crospovidona, sorbitol, dióxido de silício, lactose monoidratada, aspartamo, aroma de groselha preta, estearato de magnésio.
Zina ODT (dicloridrato de levocetirizina) é administrado por via oral e pode ser ingerido antes ou após as refeições. Abaixo estão as instruções para o uso e manuseio do comprimido orodispersível:
Remova o comprimido da embalagem com as mãos secas.
Coloque imediatamente na ponta da língua para dissolver em segundos.
Engula com saliva. Não é necessário administrar com líquidos.
Posologia:
Adultos e Adolescentes a partir de 12 anos: 5 mg (1 comprimido orodispersível) uma vez ao dia.
Crianças de 6 a 12 anos: 5 mg (1 comprimido orodispersível) uma vez ao dia.
Limite máximo diário recomendado é 5 mg.
Uso em Idosos:
Recomenda-se ajustar a dose em idosos com insuficiência renal leve a moderada. Não é necessário ajuste se a função renal for normal.
Uso em Pacientes com Insuficiência Renal:
Necessita de menores doses diárias e/ou intervalos maiores em caso de comprometimento renal. Contraindicado em pacientes em diálise.
Uso em Pacientes com Insuficiência Hepática:
Não é necessário ajuste se houver apenas insuficiência hepática. Ajuste pode ser necessário em casos de insuficiência hepática e renal.
Duração do Tratamento:
Varia de acordo com o tipo e duração dos sintomas. Experiência clínica de até 6 meses para rinite alérgica sazonal e até 18 meses para prurido associado à dermatite atópica.
Siga as orientações do seu médico quanto a horários, doses e duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
Não deve utilizar Zina ODT (dicloridrato de levocetirizina) se apresentar hipersensibilidade (alergia) à levocetirizina, cetirizina, a qualquer outro componente da formulação, à hidroxizina ou a qualquer derivado piperazínico.
Também não deve usar Zina ODT (dicloridrato de levocetirizina) em caso de insuficiência renal terminal (problema grave nos rins) com clearance de creatinina (volume filtrado pelos rins a cada minuto) inferior a 10 mL/min. Se estiver passando por diálise (procedimento para filtração do sangue), o produto é contraindicado.