VOGNUS é indicado, para o tratamento de transtorno depressivo maior, em adultos.
Cada comprimido revestido de 10 mg contém: bromidrato de vortioxetina* 12,71 mg excipiente** q.s.p. 1 comprimido revestido *equivalente a 10 mg de vortioxetina. **hiprolose, manitol, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio e óxido de ferro amarelo.
Os comprimidos da Vortioxetina são administrados por via oral. Podem ser tomados a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos. Engolir os comprimidos com água, sem mastigá-los. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
Posologia
A dose inicial recomendada é de 10 mg de Vortioxetina uma vez ao dia. A dose pode ser aumentada até 20 mg/dia ou reduzida para 5 mg/dia, dependendo da reação individual do paciente. Após a resolução dos sintomas depressivos, recomenda-se manter o tratamento por pelo menos 6 meses para a consolidação da resposta antidepressiva.
Descontinuação do tratamento
Pacientes tratados com a Vortioxetina podem parar abruptamente de tomar o medicamento sem a necessidade de reduzir gradualmente a dose.
Populações especiais
Pacientes idosos: Não há necessidade de ajuste de dose para pacientes idosos.
Inibidores do citocromo P450: Se inibidores potentes de CYP2D6 (ex.: bupropiona, quinidina, fluoxetina, paroxetina) forem adicionados ao tratamento com a Vortioxetina, uma dose mais baixa da Vortioxetina pode ser considerada.
Indutores do citocromo P450: Se um panindutor do citocromo P450 (ex.: rifampicina, carbamazepina, fenitoína) for adicionado ao tratamento com a Vortioxetina, um ajuste na dose da Vortioxetina pode ser considerado.
População pediátrica
A segurança e eficácia da Vortioxetina em crianças e adolescentes com menos de 18 anos não foram estabelecidas. Este medicamento não é recomendado em crianças.
Duração do tratamento
A duração do tratamento varia de indivíduo para indivíduo, mas geralmente tem duração mínima de aproximadamente 6 meses. Pode ser necessário um tratamento mais prolongado.
Esquecimento da dose
A meia-vida da Vortioxetina é de aproximadamente 66 horas. Isso permite que o esquecimento da ingestão da dose diária possa ser contornado com a simples supressão daquela dose, retomando no dia seguinte a prescrição usual.