O que é Venvanse 70mg?
Venvanse 70mg é um medicamento psicotrópico em cápsulas, indicado principalmente para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em pacientes a partir de 6 anos de idade. Também pode ser usado como tratamento para o Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) em adultos. Atua como estimulante do sistema nervoso central.
Conteúdo da Embalagem: 28 cápsulas duras.
Composição
Cada cápsula de Venvanse 70mg contém:
- 70mg de dimesilato de lisdexanfetamina (equivalente a 40,47 mg de lisdexanfetamina).
Excipientes: Os excipientes incluem celulose microcristalina, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, gelatina, dióxido de titânio, e corantes.
Para que serve o Venvanse?
Venvanse é utilizado no tratamento do TDAH, ajudando a aumentar a atenção e diminuir a impulsividade e hiperatividade em pacientes com este transtorno.
Também é indicado para o tratamento do TCA em adultos, auxiliando a reduzir o número de episódios de compulsão alimentar. É importante que o medicamento seja utilizado em consonância com o acompanhamento psiquiátrico.
Como funciona o Venvanse?
Venvanse atua como um estimulante do sistema nervoso central (SNC). O medicamento aumenta a liberação de neurotransmissores (como a dopamina e a noradrenalina) no cérebro, o que ajuda a melhorar o foco e o controle de impulsos para pacientes com TDAH. Em pacientes com TCA, também ajuda a controlar os episódios de compulsão alimentar.
Como devo usar Venvanse 70mg?
- Venvanse 70mg deve ser tomado uma vez por dia pela manhã, com ou sem alimentos.
- As cápsulas podem ser engolidas inteiras ou podem ser abertas e misturadas com alimentos pastosos ou líquidos (como iogurte, água ou suco de laranja, por exemplo). Nesse caso, misture o medicamento até dissolvê-lo completamente e consuma imediatamente.
- Os efeitos do Venvanse começam a ser notados dentro das primeiras 2 horas após a ingestão do medicamento.
- Em estudos clínicos, foi observado que o efeito do medicamento dura ao longo do dia. Para crianças com TDAH, os efeitos foram notados por até 13h após a dose matinal; em adultos, os efeitos duraram por até 14h.
Cuidados importantes
- Em caso de esquecimento, tome a dose pela manhã assim que lembrada. Se for tarde no dia, é melhor pular a dose esquecida para evitar perturbações no sono. Nunca se deve tomar uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
- Venvanse tem como princípio ativo uma anfetamina. O uso indiscriminado da droga pode causar tolerância, dependência e diferentes graus de comportamento anormal. Informe seu médico se você tem histórico pessoal ou familiar de dependência química, ou se apresentar sintomas psicóticos durante o tratamento.
- Antes de iniciar o tratamento com Venvanse, o médico pode solicitar exames para verificar possíveis problemas de coração. Informe o profissional de saúde caso tenha condições pré-existentes ou apresente sintomas cardíacos com o uso do medicamento.
- Venvanse pode causar doping e afetar a capacidade de dirigir e operar máquinas. Evite praticar esportes e atividades perigosas durante o tratamento.
- Siga corretamente as orientações sobre os horários, as doses e a duração do tratamento. Para seu bem-estar, não interrompa o uso de Venvanse por conta própria. A suspensão repentina do medicamento pode causar fadiga extrema e depressão.
Quais são os efeitos colaterais do Venvanse?
Os efeitos colaterais comuns incluem redução do apetite, problemas para dormir, dor de cabeça, boca seca, agitação e dor abdominal. Efeitos menos comuns, mas graves, podem incluir problemas cardíacos, alterações de humor, alucinações e problemas de crescimento em crianças.
Contraindicações
Venvanse deve ser evitado por:
- Pacientes alérgicos aos componentes da fórmula e/ou medicamentos estimulantes;
- Crianças menores de 6 anos em tratamento para o TDAH;
- Crianças e adolescentes em tratamento para a compulsão alimentar;
- Pacientes acima de 55 anos de idade;
- Pacientes de risco cardiovascular elevado (com doenças cardíacas, endurecimento das artérias, hipertensão moderada a grave, entre outros exemplos);
- Pacientes com glaucoma;
- Pacientes com hipertireoidismo;
- Pacientes psiquiátricos em estado de grande ansiedade ou agitação;
- Pacientes com histórico de abuso de drogas;
- Usuários de inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) ou que tenham feito uso de IMAOs nos últimos 14 dias, como isocarboxazida, moclobemida, fenelzina, selegilina e tranilcipromina;
- Gestantes e lactantes.
Em caso de dúvida, leia a bula e consulte seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico antes de usar Venvanse.