Valtrex é um medicamento indicado para o tratamento de infecções causadas por vírus da família herpes-vírus, como o herpes-zóster (conhecido como "cobreiro") e o herpes simples, que afeta a pele e mucosas, incluindo herpes labial e genital.
Também pode ser usado na profilaxia de infecções recorrentes e para prevenir infecções causadas por citomegalovírus (CMV), especialmente após transplantes, ajudando a reduzir a rejeição do enxerto e o risco de outras infecções oportunistas.
Conteúdo da embalagem: 42 comprimidos
Fabricado por: Glaxo Wellcome S.A
Indicação etária: Uso adulto e uso pediátrico acima de 12 anos de idade.
Cada comprimido de Valtrex 500 mg contém:
Princípio ativo:
500 mg de valaciclovir (equivalente a 556 mg de cloridrato de valaciclovir).Excipientes: celulose microcristalina, crospovidona, povidona, estearato de magnésio, sílica coloidal anidra, hipromelose, dióxido de titânio, polietilenoglicol, polissorbato 80 e cera de carnaúba.
O valaciclovir, substância ativa do Valtrex, é rapidamente convertido em aciclovir no organismo, um antiviral que atua inibindo a replicação de vírus, como o vírus do herpes simples (HSV) e da varicela-zóster (VZV).
Essa inibição ocorre ao bloquear a síntese de DNA viral, prevenindo o desenvolvimento e a propagação das infecções. Isso resulta na redução de lesões, alívio dos sintomas e prevenção de complicações como dor pós-herpética.
A posologia pode variar conforme a infecção a ser tratada:
Importante: Siga sempre a recomendação médica, ajustando a dose conforme necessário, especialmente em pacientes com insuficiência renal.