Taurina
A taurina é um aminoácido semi-essencial que exerce um papel fundamental no organismo. Está presente no músculo cardíaco, glóbulos brancos, sistema nervoso central e músculos esqueléticos, além de contribuir para a perda de peso.
A taurina é um elemento fundamental de todos os outros aminoácidos. Funciona no cérebro e no coração para ajudar a estabilizar as membranas celulares. Representa cerca de 50% do conjunto de aminoácidos livres do coração e exerce um papel importante no metabolismo. O corpo adulto pode produzir taurina, entretanto, quando a quantidade não é suficiente, a carência pode ser corrigida por meio de suplementação.
O que é a Taurina?
A taurina, também conhecida como ácido 2-aminoetanossulfônico ou L-taurina, é um ácido orgânico encontrado na bile, fluído produzido pelo fígado. É um dos aminoácidos não essenciais mais abundantes do organismo, sendo encontrado em diversos sistemas e órgãos vitais, como sistema nervoso central, coração, cérebro, intestino, ossos e músculos esqueléticos.
A taurina é sintetizada no fígado e no cérebro a partir da metionina e cisteína, juntamente com a vitamina B6, que auxilia no metabolismo das proteínas. Considerada um ácido sulfônico, a taurina tem grande importância na absorção dos lipídios pelo intestino delgado.
Para que serve?
Uma das funções da L-taurina é agir como transmissor metabólico e fortalecer as contrações cardíacas. No uso mais popular, a taurina é utilizada como suplemento energético devido ao seu efeito desintoxicante, facilitando a excreção de substâncias que já não são úteis ao organismo. Além disso, intensifica os efeitos da insulina, auxiliando no metabolismo da glicose e dos aminoácidos, o que contribui para o anabolismo.
A taurina também atua como inibidora dos neurotransmissores, sendo utilizada para prevenir e sedar estados cerebrais excitáveis, como convulsões em epilépticos.
Vasodilatação
A taurina desempenha um papel importante no sistema cardiovascular, ajudando a transportar nutrientes essenciais como potássio, magnésio e cálcio para dentro e fora das células do coração. Dessa forma, melhora a saúde e o funcionamento do sistema cardíaco, podendo auxiliar no tratamento de arritmia, insuficiência cardíaca e ataques cardíacos.
Além disso, a taurina contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos por meio do aumento da secreção de óxido nítrico, o que melhora o fluxo de oxigênio para órgãos e músculos.
Controle do colesterol
A taurina melhora a função da vesícula biliar, auxiliando na eliminação do colesterol através da bile.
Efeitos colaterais
Estudos indicam que a suplementação com taurina não causa efeitos colaterais graves, pois é um composto natural. No entanto, deve ser consumida na quantidade correta, sendo seguro o consumo de até 1.000 mg por kg de peso corporal.
A taurina não é recomendada para pessoas que praticam exercícios leves e com pouca frequência, pois sua necessidade pode ser suprida com uma alimentação equilibrada. Além disso, altas doses de aminoácidos podem gerar sobrecarga no fígado e rins. Crianças, gestantes e idosos só devem consumir esse suplemento com recomendação médica.
Benefícios
Posologia
Tomar 1 cápsula de uma a três vezes ao dia.
Composição sugerida
Porção: 1 cápsula
Taurina 500 mg
Quais os benefícios da Taurina no esporte?
A suplementação de taurina pode melhorar o desempenho nos exercícios ao diminuir o dano muscular, reduzir o estresse oxidativo, aumentar a contratilidade cardíaca e favorecer a oxidação da gordura corporal.
Existe efeito colateral da taurina?
O consumo excessivo de energéticos contendo taurina pode causar problemas devido ao alto teor de cafeína. Doses acima de 250 mg/dia de cafeína podem gerar efeitos colaterais como:
Advertências