O Selene é um medicamento que, embora se enquadre como um anticoncepcional, é indicado para tratar distúrbios andrógeno-dependentes em mulheres, como acne, seborreia, casos leves de hirsutismo e síndrome dos ovários policísticos.
Cada comprimido de Selene contém 0,035 mg de etinilestradiol e 2 mg de acetato de ciproterona.
Excipientes: croscarmelose sódica, lactose monoidratada, dióxido de titânio, hipromelose, celulose microcristalina, dióxido de silício, povidona, estearato de magnésio, macrogol, corante laca eritrosina, amido, marcoat 125 Adventia Seal, talco e glicerol.
É indicado para o tratamento de condições andrógeno-dependentes em mulheres, dentre eles:
Dentre as condições de acne, o Selene só é indicado quando o uso de antibiótico e terapia tópica não tenha sido adequado.
Esse medicamento funciona como um contraceptivo, mas não é indicado seu uso apenas para esse fim, apenas para pessoas que necessitem de tratamento para as condições andrógeno-dependentes.
É indicado consultar e realizar um acompanhamento médico para o uso seguro e eficaz do Selene. Não é indicado seu uso apenas como anticoncepcional. É indicado retirar a medicação de 3 a 4 ciclos caso o tratamento tenha resolvido a condição. Para fazer o uso desse medicamento a contracepção hormonal (se usada) tem que ser descontinuada. Quando usado a taxa de falha é aproximadamente de 1% ao ano. A ingestão incorreta deste medicamento pode reduzir a eficácia do tratamento, contraceptivo e levar a sangramentos intermenstruais.