Ivermectina é um antiparasitário usado no tratamento de verminoses como ascaridíase (lombriga), estrongiloidíase intestinal, oncocercose e filariose (elefantíase). Também é utilizada no tratamento de infecções da pele, como escabiose (sarna) e pediculose (piolhos).
Conteúdo da Embalagem: 2 comprimidos de 6 mg.
Ivermectina (6 mg/comprimido) e excipientes.
A ivermectina combate infecções parasitárias degradando a musculatura dos agentes invasores (em sua maioria vermes nematódeos, como a lombriga). Uma vez paralisados e mortos, os parasitas são eliminados naturalmente pelo organismo.
IMPORTANTE: em casos de oncocercose, a ivermectina não tem eficácia sobre parasitas Onchocerca volvulus adultos. Recomenda-se a retirada cirúrgica dos nódulos que alojam esses parasitas.
A ivermectina é indicada para adultos e crianças acima de 5 anos ou 15 kg de peso corporal, no tratamento das seguintes infecções:
Os comprimidos de ivermectina devem ser ingeridos por via oral, com água. A substância atinge máxima concentração no organismo em cerca de 4 horas, sendo eliminada em até 18 horas.
Estudos recomendam doses entre 150 mcg/kg a 200 mcg/kg ao dia, dose única, dependendo do agente etiológico. Consulte seu médico sobre a dose adequada para o seu caso.
A ivermectina deve ser evitada por:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reprova o uso rotineiro deste medicamento contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Até o momento, não há estudos conclusivos sobre a eficácia da ivermectina na prevenção e no tratamento da COVID-19.
Em caso de dúvida, leia a bula e consulte seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico antes de usar ivermectina.