O Divena é um medicamento utilizado no tratamento e alívio dos sintomas da esofagite e do refluxo gastroesofágico (azia e regurgitação). A esofagite é uma inflamação da mucosa que reveste o esôfago. Ela pode ser causada por diversos fatores, como ácido clorídrico (ácido gástrico) refluindo do estômago para o esôfago, infecções, uso de medicamentos, como aspirina e outros anti-inflamatórios não-esteroides, alergias alimentares ou ingestão de alimentos muito quentes, ou muito ácidos. O refluxo gastroesofágico é uma complicação da esofagite, ocorrendo quando o ácido do estômago reflui e irrita a mucosa do esôfago, causando sintomas como ardor e dor na região do esôfago. Além disso, o refluxo pode causar esofagite erosiva, caracterizada por úlceras e lesões na mucosa do esôfago. O medicamento é um inibidor da bomba de prótons que reduz a acidez no estômago e ajuda a melhorar e aliviar os sintomas de refluxo, queimação e azia.
Cada comprimido possui 43,04 mg de pantoprazol magnésico di-hidratado (equivalente a 40 mg de pantoprazol).
Excipientes: carbonato de sódio, crospovidona, manitol, povidona, estearato de cálcio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, corante óxido de ferro amarelo, citrato de trietila, copolímero de ácido metacrílico e metacrilato de etila, talco e hidróxido de sódio.
É indicado para o tratamento e alívio dos sintomas da esofagite e do refluxo gastroesofágico (azia e regurgitação).
É recomendado acompanhar o tratamento com um médico. Em casos de dúvidas consulte seu médico e leia a bula. O comprimido não deve ser mastigado, partido ou aberto.