O clotrimazol é um creme dermatológico em tubo de 20g, acompanhado de 3 aplicadores descartáveis. É indicado para o tratamento de infecções vaginais causadas por fungos, como vaginites por cândida. É um medicamento de cuidado íntimo.
Cada grama do creme vaginal contém 20 mg de clotrimazol (princípio ativo).
Excipientes: álcool benzílico, álcool cetoestearílico, estearato de sorbitana, palmitato de cetila, polissorbato 60, triglicerídeos de ácidos cáprico e caprílico, água purificada
Clotrimazol é um medicamento utilizado no tratamento local de infecções vaginais causadas por fungos, como candidíase. O creme vaginal possui ação antifúngica, antibacteriana e anti-inflamatória, além de propriedades cicatrizantes. O medicamento também auxilia no alívio dos sintomas da infecção, como coceira, ardor, vermelhidão e dor.
O Clotrimazol atua destruindo os fungos causadores da infecção, impedindo seu crescimento e reprodução. Ele altera a permeabilidade da membrana celular dos fungos, levando à sua morte e ao alívio dos sintomas da infecção, como coceira e corrimento.
O creme deve ser aplicado na área vaginal interna, utilizando os aplicadores descartáveis fornecidos. Geralmente, o tratamento deve ser feito uma vez ao dia, preferencialmente à noite, antes de dormir, para um melhor efeito do medicamento.
Os sintomas da infecção geralmente começam a melhorar em até 5 dias após o início do tratamento com clotrimazol. Se os sintomas persistirem após mais de 7 dias, consulte seu médico.
O medicamento não deve ser usado em pacientes que possuem hipersensibilidade (alergia) a qualquer ingrediente da formulação. Além disso, mulheres grávidas devem consultar um médico antes de usar este medicamento.