O Cloridrato de Ciprofloxacino é um medicamento antibiótico que é usado no tratamento de infecções bacterianas. Este medicamento elimina as bactérias que causam a infecção. O Cloridrato de Ciprofloxacino é usado para tratar infecções do trato urinário, infecções do trato respiratório, infecções da pele e infecções do trato gastrointestinal. Também pode ser usado para tratar infecções nos ossos e articulações. Este medicamento também é indicado para pacientes com sistema imunológico comprometido e para pessoas que tenham inalado antraz.
Cada comprimido revestido de 500 mg contém:
Cloridrato de ciprofloxacino monoidratado*...............................................................582,22 mg
Excipiente q.s.p……………………………………………………………1 comprimido revestido
*Equivalente a 500 mg de ciprofloxacino.
Excipientes: hipromelose, macrogol, etilcelulose, croscarmelose sódica, amido, estearato de magnésio, dióxido de titânio, povidona, amarelo crepúsculo laca de alumínio.
O ciprofloxacino, componente ativo deste medicamento, pertence ao grupo das fluoroquinolonas. As fluoroquinolonas bloqueiam determinadas enzimas de bactérias que têm um papel fundamental no metabolismo e na reprodução bacteriana, matando as bactérias causadoras da doença.
Não altere a dose nem a duração do tratamento indicados por seu médico. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, com líquido. Tomar os comprimidos com estômago vazio acelera a absorção.
Se estiver tomando também medicamentos ou suplementos contendo minerais como o cálcio, magnésio, alumínio, assim como certos tipos de antiácidos usados para tratamento de indigestão, cloridrato de ciprofloxacino deverá ser tomado 1 a 2 horas antes ou pelo menos 4 horas depois desses produtos.
Se o paciente não for capaz de engolir os comprimidos, recomenda-se iniciar o tratamento com ciprofloxacino injetável para terapia intravenosa.
Não use cloridrato de ciprofloxacino caso tenha alergia à substância ativa ciprofloxacino, aos medicamentos contendo outras fluoroquinolonas ou a qualquer componente da fórmula. Sinais de alergia podem incluir coceira, vermelhidão na pele, dificuldade para respirar ou inchaço das mãos, garganta, boca ou pálpebra;
Uso concomitante de tizanidina, que é um relaxante muscular, porque isso pode causar efeitos adversos como queda da pressão arterial e sonolência.