O Seroquel Xro 300 mg é um medicamento indicado para o tratamento de esquizofrenia e episódios de mania ou depressão associados ao transtorno afetivo bipolar. Também é utilizado como terapia adjuvante no tratamento do transtorno depressivo maior, em combinação com outros antidepressivos, quando esses não foram eficazes. Seu uso ajuda a aliviar sintomas como alucinações, delírios e alterações de humor, promovendo maior estabilidade emocional.
Conteúdo da embalagem: 30 comprimidos de liberação prolongada.
Fabricado por: AstraZeneca
Indicação etária: Uso adulto.
Princípio ativo:Cada comprimido de Seroquel Xro 300 mg contém 345,38 mg de hemifumarato de quetiapina (equivalente a 300 mg de quetiapina).
Excipientes: celulose microcristalina, citrato de sódio, dióxido de titânio, estearato de magnésio, hipromelose, lactose monoidratada, macrogol, óxido férrico vermelho e óxido férrico amarelo.
O principal ativo do Seroquel Xro, a quetiapina, é um antipsicótico que age regulando os níveis de neurotransmissores no cérebro, como a dopamina e a serotonina. Isso ajuda a controlar sintomas psicóticos e estabilizar o humor, aliviando tanto os sintomas de mania quanto de depressão. A quetiapina também tem ação antidepressiva, geralmente observada após uma semana de uso.
O Seroquel Xro deve ser administrado uma vez ao dia, com ou sem alimentos, conforme a orientação médica.
A dose inicial para tratamento de esquizofrenia e transtorno bipolar pode variar, começando com 300 mg no primeiro dia e sendo ajustada até atingir a dose eficaz, entre 400 mg e 800 mg diários, dependendo da resposta do paciente.
Nunca interrompa o tratamento sem consultar seu médico.
Recomenda-se tomar o Seroquel Xro à noite, uma vez que um de seus efeitos colaterais mais comuns é a sonolência. Tomá-lo nesse horário pode ajudar a minimizar esse efeito durante o dia. Consulte seu médico para ajustar o horário de acordo com sua rotina e tolerância.
Os efeitos podem ser observados nas primeiras semanas de tratamento, porém o tempo para a melhora completa dos sintomas pode variar de paciente para paciente. A eficácia antidepressiva geralmente é percebida após uma semana de uso.
A principal diferença entre o Seroquel comum e o Seroquel XRo está na formulação. O Seroquel XRo é um comprimido de liberação prolongada, o que significa que o medicamento é liberado lentamente no organismo ao longo do dia, permitindo uma dose única diária. Isso promove maior conveniência e estabilidade dos níveis do medicamento no sangue, enquanto o Seroquel comum pode necessitar de doses mais frequentes ao longo do dia.