Azukon MR é um medicamento que reduz os níveis sanguíneos de açúcar. Indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, no qual o paciente não necessita fazer uso de insulina. Além disso, também auxilia no tratamento da diabetes em pacientes obesos, diabetes em pacientes idosos e diabetes em pacientes com complicações vasculares.
Cada comprimido de liberação prolongada 30 mg contém:
Gliclazida 30 mg.
Excipientes: lactose monoidratada, hipromelose, fosfato de cálcio dibásico, povidona, dióxido de silício e estearato de magnésio.
Recomenda-se que os comprimidos de Azukon MR sejam tomados com um copo de água no horário do café da manhã. A administração do seu(s) comprimido(s) deve ser sempre seguida por uma refeição.
Você sempre deve seguir a dose de Azukon MR recomendada pelo seu médico. A dosagem recomendada pelo seu médico é determinada em função do seu nível de açúcar sanguíneo e possivelmente em função do seu nível de açúcar urinário.
Mudanças em fatores externos (por exemplo, perda de peso, mudança no seu estilo de vida, estresse) ou uma melhora no controle do seu açúcar sanguíneo podem requerer uma mudança na dosagem.
A dose usual é de 1 a 4 comprimidos (máximo 120 mg) ao dia. Isto depende da sua resposta ao tratamento.
O pâncreas, assim que comemos, libera a insulina que vai manter o açúcar do sangue em níveis normais. No diabetes, a secreção de insulina é inadequada provocando aumento do açúcar (hiperglicemia). Azukon MR estimula o pâncreas a liberar insulina no momento certo e na quantidade certa, controlando as taxas de açúcar no sangue. Com o tempo, no diabetes podem aparecer complicações vasculares; Azukon MR opõe-se à evolução destas complicações.
O início de ação de Azukon MR, na maioria dos pacientes, pode ser notado em 2 semanas de tratamento.